Véu na Dança do Ventre  

véu na dança do ventre

Posted on Posted in Uncategorized

Véu na dança do ventre  

    O véu na dança do ventre é uma influência do uso do véu na Antigüidade que é anterior ao Islamismo e ao próprio Cristianismo, pois a prática de cobrir o rosto com era comum entre as mulheres do Império Bizantino e Persa, ele definia o status da mulher.

    A dança com véu foi apresentada no Norte da áfrica, na Algéria, no  Marrocos, na Tunísia, no Azerbaijão, na Turquia com as ciganas “cengis” que dançavam com o véu preso à cabeça ou entre os dentes. Na Rússia, as ciganas dançavam com os xales, na Espanha as dançarinas de flamenco usavam seus mantons girando dançam separadamente ou Chalés em grupos.

     Por volta dos anos 50, a presença do véu na dança do ventre tornou-se fundamental nos shows, isso se deu durante a estadia da bailarina russa Sônia Ivanova no Egito. Ela lecionou ballet clássico às filhas do rei Farouk e teve contato com a bailarina Samia Jamal, que nesta ocasião aconselhou-a fazer uso dos véus durante seu shows.

    O véu na dança do ventre simboliza riqueza, é o material mais importante para as evoluções da bailarina. Ele possui o tamanho e forma correta para que possa produzir efeitos visuais, estando sempre em combinação com a saia. Se houver mais de um véu os demais serão de diferentes tonalidades, por exemplo, degradês, combinações de cores frias ou de cores quentes ou ainda os estampados de seda pura, muito usados atualmente. Prezando a beleza e a harmonia das cores surgiu a cromoterapia feita pela cor do véu. Conforme a cor escolhida, a bailarina terá uma influencia sobre o seu meio, dado pela manipulação do tecido.

Véu da dança do ventre, sua cores e seus simbolismos 

  • Vermelha evoca o calor, a intensidade, a ação, a energia da paixão;
  • Azul é a mais fria e a mais profunda das cores, é a cor do infinito e dos mistérios da alma, era tida pelos egípcios como a cor da verdade, simboliza a justiça, a beleza, a lealdade, a nobreza e a fidelidade, possui uma vibração calmante;
  • Verde é a cor da esperança, da força, da longevidade e da imortalidade, e é ligada à natureza e a saúde;
  • Amarelo é a cor do ouro vibra a prosperidade e a riqueza;
  • Laranja é uma cor quente que vibra a vitalidade;
  • Violeta ou Roxo é a cor da temperança, do equilíbrio, da sabedoria. Ela purifica a espiritualidade;
  • os tons de Rosa simbolizam abundância e vibram amor, ternura e romance;
  • Branco fisicamente é a soma das cores, porém psicologicamente é a ausência delas. É a cor da pureza vibrando a paz;
  • Preto surge como ausência da luz , têm o poder de absorver as energias negativas do ambiente, desta forma aconselha-se usá-lo em combinações com cores metálicas, tais como o dourado e o prateado.   

     Veú, seu aspecto místico e esotérico

    O véu em seu aspecto místico representa ao mesmo tempo o mistério, o domínio do elemento Ar, a feminilidade, a suavidade e a beleza. Por ser extremamente sensual representa a Lua em todas as suas nuances. Carrega todo o mistério da Lua Minguante quando a bailarina dança atrás do véu ocultando-se e criando um clima especial à sombra do tecido. A Lua crescente é representada pelo véu em seus trabalhos laterais e ao lado do corpo. A Lua cheia aparece nos giros com o véu, e a Lua nova é representada através dos movimentos ondulatórios e serpentinos.

     Nos estudos esotéricos, a Lua é ligada à maternidade, simboliza a energia feminina Ying. No Tarô, a carta da Lua representa as emoções mais profundas e ocultas carregadas no íntimo do ser humano.

    O véu é um “objeto de dança” de polaridade feminina. Aflorando o resgate da sensualidade, leveza e suavidade das mãos e do corpo da mulher. Quanto mais intimidade a bailarina possuir com seu véu, ao dançar transmitirá o fascinante domínio sobre a beleza de seus movimentos, que devem ser limpos e precisos.

     O véu na dança do ventre transmitem sempre o romantismo, a leveza e o mistério, na natureza está relacionado ao elemento ar, representados pelos Silfos e pelas as Fadas.

     Por tudo a prática da dança com o véu nas aulas de dança do ventre são excelente oportunidade de colocar em ação a delicadeza, resgatar a feminilidade e suavizar a personalidade.  

Autora: Luciana Ferraz do Amaral Martins – Níjme®

Bibliografia
ISBN 95-905178-1-0

Martins, Luciana Ferraz do Amaral
Ventre que Encanta / Luciana Ferraz do Amaral
Martins. — SP : ED do Autor, 2005.

Deixe seu comentário

Comentar