Níjme® é a marca registrada da bailarina e coreógrafa profissional Luciana Ferraz do Amaral Martins.

Desde a tenra idade atua no meio artístico da dança, tendo em sua formação corporal forte influência do Ballet Clássico e vivências em diversos tipos de Danças. Porém, foi na dança do ventre que se destacou e teve seu maior desenvolvimento artístico. Sua técnica aprimorada e expressão encantam o público, traduzindo com perfeição a dança oriental .
Formou-se em 1995 no curso de Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (F.M.U.), sendo registrada no Conselho Regional de Educação Física – CREF 24.592-G/SP. Há aproximadamente 25 anos dedica-se exclusiva e integralmente à Dança do Ventre.
Formada pela Mestra SAMIRA SÂMIA em DANÇA DO VENTRE, DANÇA CIGANA e SEVILHANA.

Em seu constante aperfeiçoamento participou de diversos cursos:
com a bailarina CLAUDIA CENCI, com as Bailarinas LULÚ SABONGI, SORAIA ZAIED, SHAHAR BADRI, PALLÚ AL HELWA, JADE AL JABEL, na Casa de Chá Egípcia “Khan el Khalili”, com a Bailarina Internacional FÁDUA CHUFFI, com a Bailarina Internacional NÁJUA e o derbakista HAISSAM, com o coreógrafo e bailarino libanês SAMI KHOURY sobre as danças folclóricas libanesas; com Bailarina de renome Mundial GISELE BOMENTRE; com a Professora e Coreógrafa Egípcia RAQIA HASSAN, com a Bailarina Internacional DELILAH, com a professora e bailarina Internacional HAYAT EL HELWA do “LUXOR , o templo da Dança do Ventre”, com a Professora CARMEN D. RONDA a Dança Flamenca,
com a Bailarina SHALIMAR MATTAR, com a Maquiadora Profissional OLIVIA DURANTE, sobre Maquiagem para Bailarinas e com a Bailarina ZUR YAZBEK sobre a Dança do Ventre com Serpente.

Através de constantes pesquisas em vídeos didáticos , vídeos de shows árabes e internacionais, livros, revistas, textos e shows de diversas profissionais árabes e brasileiras, aumentando assim seus conhecimentos sobre esta arte milenar .

Especializou-se em bordado e criação de trajes típicos artísticos todos confeccionados artesanalmente. Há mais de 25 anos confecciona com muita dedicação e carinho trajes típicos para dança do ventres.

Criou um método próprio de ensino e didática para o aprendizado da dança do ventre baseado em sua extensa pesquisa das grandes personalidades do mundo da dança oriental e um toque pessoal que gerou um estilo singular e bastante peculiar de interpretação da música árabe e seu universo de magia e encanto..

Seu nome artístico Níjme em Árabe significa “Estrela” registrado no Ministério do Trabalho sob D.R.T. 15.058, desde 1998 .

Em sua carreira como bailarina profissional, em 1999, foi reconhecida pelo Padrão de Qualidade em Dança do Ventre da Casa de Chá Egípcia “Khan el Khalili”.

A título de divulgação e demonstração do seu trabalho com a dança do ventre apresentou-se com suas Alunas em Festivais, Escolas, Faculdades, Universidades.

Como bailarina profissional apresentou-se em Clubes, tais como o Club Homs, Clube Sírio Libanês de Santos, Clube Sírio em São Paulo, Clube Rotary, em São Carlos, Clube Armênio, em São Paulo, Clube Banespa, Clube Tietê, Clube Zahlé do Brasil, Hípica Paulista de Santo Amaro e no Terraço Itália. Nos Shoppings Ibirapuera , Paulista e Pateo Higienópolis.

Como bailarina profissional trabalhou nos restaurantes: Alwady,cozinha Libanesa em Moema, na Rede Mister Sheik, Esfiha Chic, Beduíno Árabe, Restaurante Kafênio, Restaurante Grego Plaka, Restaurante Califa, em Perdizes, Scandal Piano Bar e Restaurante em Pinheiros, Restaurante Point 2000, Restaurante Matsutaki, Restaurante Fidel entre outros .

Apresentou-se na Festa dos “20 anos da Khan El Khalili” no Esporte Clube Sírio, documentado em gravação de Vídeo Festa dos 20 anos Khan El Khalili – Volume 1 Nov/2002

Fez parte do primeiro Calendário Oriental 2004, publicado pelo jornal Oriente, encanto e magia, representando o mês de Maio.

Atualmente é convidada e contratada para shows em eventos.

É contratada para ministrar Workshops, com temas específicos sobre a dança do ventre em todos os seu estilos ou formas de apresentação. Realizados em São Paulo, cidades do interior, outros estados do Brasil ou em outros países.